Rio Grande da Serra: Profissionais da Educação iniciam formulação do Currículo de Educação Municipal

Nesta segunda-feira (14), os profissionais da rede de ensino municipal de Rio Grande da Serra reuniram-se com objetivo de iniciar a formulação do Currículo de Educação Municipal 2019, a ser implementado no ano de 2020, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Base Nacional Comum Curricular e demais legislações pertinentes ao tema.

A reunião pedagógica engloba toda a comunidade escolar municipal, numa construção coletiva que avalia propostas de professores, diretores e demais profissionais da Educação Municipal.

Uma das maneiras de se conceber o currículo, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, é entendê-lo como constituído pelas “experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, que buscam articular vivências e saberes dos estudantes com os conhecimentos historicamente acumulados”.

Tais conhecimentos são selecionados e transformados pela escola, para que possam ser ensinados. Ao mesmo tempo, eles contribuem com a formação ética, estética e política dos alunos e alunas. É fundamental que a escola expresse com clareza o que espera dos estudantes, buscando coerência entre o que prega e o que realmente ensina. As práticas pedagógicas devem ser intencionalmente planejadas e permanentemente avaliadas. O planejamento e a avaliação das ações pedagógicas devem considerar a Proposta Curricular da Rede, o Projeto Político-Pedagógico da escola e o próprio currículo.

De acordo com o artigo 26 da LDB, “os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos”.

Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum Curricular, um documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para o ensino infantil e fundamental. Sua finalidade é traçar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos educandos da educação básica, ao longo da educação infantil, do ensino fundamental e ensino médio.

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