Trump dá mais um olé em Bolsonaro e investimentos dos EUA no Brasil desabam em 2019

De um lado “eu te amo”. Do outro “ele é um bom homem”. A troca de afagos pública entre os dois atuais presidentes de Brasil e Estados Unidos, Jair Bolsonaro e Donald Trump, é considerada sem precedentes por estudiosos da relação entre os dois países

Reportagem da BBC Brasil, mostra que apesar do discurso de Bolsonaro francamente favorável aos EUA, os investimentos americanos no Brasil caíram em 2019.

Em 2019, o valor investidor pelos americanos de janeiro a agosto foi de US$ 2,2 bilhões, menor que o de 2017, quando o montante de janeiro agosto correspondeu a US$ 2,9 bilhões .

Os dados são da FDI Markets, o monitor de investimentos internacionais do jornal Financial Times e foram compilados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Bolsonaro e Trump em foto de março; dados mostram que abraços e apertos de mão entre presidentes não se converteram em aumento de investimentos ou negócios entre os dois países

Já os números da Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), subordinada ao Ministério da Economia, são ainda mais desanimadores. No primeiro semestre de 2019 não se chegou nem à metade do que foi investido pelos EUA em 2018, já um ano atipicamente ruim (em função do calendário eleitoral que afasta investimentos), que representou menos da metade do fluxo de investimentos em relação a 2017.

Veja a reportagem completa em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50215647

Deixe uma resposta