Projeto de Lei do vereador Amaury Dias, objetiva a conscientização sobre o Câncer de Pele

Nesse mês de Dezembro, em que se inicia o verão, o projeto de autoria do vereador Amaury Dias (PV), Dezembro Laranja, ganha força na Estância Turística de Ribeiros Pires como um importante mecanismo de conscientização sobre o Câncer de Pele. 

Aprovado por unanimidade na Câmara, o principal intuito do projeto é alertar e ampliar o debate sobre o câncer de pele e as suas possíveis causas, além de contribuir para a redução dos casos de câncer de pele no Município. Ainda, estabelece diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo a população, órgãos públicos, instituições públicas e privadas, visando ampliar o debate sobre o problema.Além de estimular, sob o ponto de vista social e educacional, a concretização de ações, programas e projetos na área da educação e prevenção.

Segundo o vereador Amaury Dias, ao comentar o projeto, argumentou que “o caminho para reduzir índices é a conscientização da sociedade, que deve ter, de forma acessível, informações relacionadas à prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento da doença no Brasil”.

De acordo com o lnstituto Nacional do Câncer (lNCA), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. Para o biênio 2018/12019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma. Um dado novo desse período é que, em relação à última estimativa do lNCA (2016/12017), a doença acometerá mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil). Ou seja, a notícia é sobre a estimativa de novas ocorrências de câncer de pele não melanoma ter diminuído em ’10 mil casos de um biênio para o outro.

Tendo como base, a campanha nacional de prevenção ao câncer de pele, iniciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologistas, apoiada pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira, o Município da Estância Turística Ribeirão Pires, deve sim, abraçar a causa, se comprometer com a redução de índices e promover campanhas que auxiliem na prevenção, que ajudem a salvar vidas com informação, encaminhamento e oferecimento de tratamento adequado.

Deixe uma resposta