Atila Jacomussi afirma: ‘A virada na Saúde já começou’

Um dos setores mais sensíveis à população em todo o Brasil, a Saúde em Mauá é uma prioridade para o prefeito Atila Jacomussi, desde o seu retorno ao Paço, em 10 de setembro. Prestes a completar 100 dias após reassumir o governo no lugar da vice-prefeita Alaíde Damo, o chefe do Executivo lembra da herança de abandono do setor, porém assegura que “a virada na Saúde de Mauá já começou” e a população começa a sentir os efeitos.

“A qualidade de vida da população começa pela Saúde, por isso tratamos esse tema com grande seriedade. Estamos trabalhando muito para que o povo tenha mais médicos, especialistas e fazendo mutirões para zerar filas em diversas especialidades. Cada vez mais, Mauá sentirá a diferença que estamos fazendo. Esse é o meu compromisso, esse será o meu legado, porque estou aqui para cuidar das pessoas da cidade que tanto amo”, aponta Atila.

Entre as novidades apresentadas por Atila estão as Carretas da Saúde, que começaram a atender em dois endereços pelo município: a Carreta Sorria Mauá permanece na Praça 22 de Novembro até sábado (21), para atendimentos odontológicos das 9h às 21h e a Carreta Consulta em Dia, situada na Avenida Portugal, até domingo (22), com dois clínicos gerais e um pediatra, entre 8h e 20h, enquanto o Trailer da Saúde percorre bairro a bairro a fim de anteceder os atendimentos deste equipamento. Todos os serviços retornam após as festividades de fim de ano.

As carretas têm o objetivo de desafogar as filas para consultas de clínicos gerais, dentistas, oftalmologistas e outras especialistas e assim atenuar a demanda reprimida em UBSs (Unidades Básicas de Saúde), enquanto ocorre o processo de contratação de novos profissionais. Até o início do próximo ano, serão contratados pelo mais dez clínicos gerais e 28 especialistas para a rede de atenção básica. Segundo o prefeito, outros médicos serão chamados ao longo de 2020.

Outro desafio é a normalização do abastecimento de medicamentos que, segundo Atila, era inferior a 30% da capacidade de estoque no Almoxarifado Central, responsável pela distribuição de remédios e insumos médicos (algodão, gases e etc) para UBSs e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). “Quero encerrar o ano com cerca de 70% dos medicamentos e no primeiro trimestre chegar a 100%. Os novos medicamentos já estão em processo de compra e, em breve, estarão nos postos de Saúde”, diz o prefeito.

Mauá também ganhou o novo CER (Centro Especializado de Reabilitação) IV, referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência, atendendo quem possui problemas auditivos, visuais, físicos e intelectuais, situado na Rua da Pátria, 237, na Vila Magini. O espaço abriga especialistas como fisioterapeuta, otorrino, fonoaudiólogo, outros médicos e assistentes que auxiliarão no tratamento dos pacientes de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Nas últimas semanas, o Cemma (Centro de Especialidades Médicas de Mauá) também realizou mutirões de especialidades entre novembro e dezembro, aos sábados, das 7h às 14h, por meio do programa Saúde em Dia. No mês passado, Mauá também recebeu a Carreta da Mamografia, em parceria com o governo do Estado de São Paulo, para realização de exames preventivos no combate ao câncer de mama.

Primeiro trimestre de 2020

Para o primeiro trimestre de 2020, Atila assinará o novo convênio com a Santa Casa de Mauá, para que as mães voltem a ter atendimentos gratuitos na maternidade, além de realização de exames para mamografia, ultrassom, e ampliação de novos serviços de hemodiálise e cateterismo. O prefeito entregará até março a nova maternidade, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal e o centro de parto normal no quarto andar do Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini, além da nova UBS do Jardim Feital, com espaço reformado e equipamentos mais modernos.

Deixe uma resposta