Consórcio do ABC reforça proximidade com universidades e articula cooperação com Uninove

Entidade regional visitou o reitor da instituição de ensino, Eduardo Storópoli, e debateu a viabilização de projetos em benefício das sete cidades

Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de aproximação com entidades de ensino superior, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC visitou nesta terça-feira (28/1) o reitor da Universidade Nove de Julho (Uninove), Eduardo Storópoli. A reunião ocorreu no Campus Vergueiro da instituição de ensino, no centro de São Paulo.

Participaram do encontro o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, acompanhado do secretário-executivo, Edgard Brandão, e do diretor Administrativo e Financeiro, Carlos Eduardo Alves da Silva, o Cadu.

A visita reforçou o objetivo de estreitar as relações do órgão intermunicipal com as universidades e articular parcerias que possam trazer benefícios aos municípios e aos moradores das sete cidades, ressaltou o presidente da entidade.

“O Consórcio ABC é uma referência nacional e internacional no desenvolvimento de políticas públicas regionais. Nosso objetivo, quando nos aproximamos das universidades, é construir uma ponte entre essas instituições e a sociedade”, afirmou Maranhão.

Por meio de parcerias, o Consórcio ABC e a Uninove podem buscar a viabilização de projetos em benefício das cidades da região por meio de acordos de cooperação técnica e financeira. A instituição de ensino também poderá acompanhar a atuação dos Grupos de Trabalho (GTs) da entidade regional.

O secretário-executivo do Consórcio ABC apresentou o histórico da entidade regional e as principais realizações do colegiado de prefeitos ao longo das últimas décadas, graças à articulação conjunta dos municípios.

Entre as principais ações mantidas pelo órgão, Edgard Brandão destacou os resultados conquistados pelo Programa Casa Abrigo Regional Grande ABC, de proteção às mulheres em situação de violência doméstica, pelo Centro de Gerenciamento de Emergências do ABC (CGE ABC) e pelo Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU), que faz treinamento dos Guardas Civis Municipais (GCMs) da região.

O diretor de Medicina da Uninove, Cristiano de Freitas Gomes, e André Lemos Jorge, também diretor instituição de ensino, acompanharam o encontro.

Deixe uma resposta