Saiba o desempenho dos vereadores de Ribeirão Pires em 3 anos. Novatos são destaques

O jornal Repórter ABC em parceria com o blog Caso de Política realizaram levantamento sobre os desempenhos dos vereadores de Ribeirão Pires durante o três anos de mandato.

Segundo os dados mais atuais disponibilizados pela Casa de Leis da Estância, foram apresentados entre todos os parlamentares 178 Projetos de Leis entre os anos de 2017 à 2019.

Desse Total, 124 (69,66%) dos Projetos de Lei (PL) foram apresentadas por sete vereadores em primeiro mandato.Entre os estreantes, o destaque fica com os vereadores Amigão D’orto (PTC) com 35 propostas (20%), Rato Teixeira (PTB) com 30 ((17%) e Amaury Dias (PV) com 24 proposta (13%).

Entre os vereadores com um ou mais mandato foram apresentados 54 Projetos (30,34%). O vereador João Lessa que já ocupou cadeira na Casa de Leis e esteve ausente na legislação passada teve o melhor desempenho no quesito Proposta Legislativa apresentando 24 PL’s (13). Os vereadores Arnaldo Sapateiro (PSB), Gê do Aliança (PSC), Paixão (PPS) e Flávio Gomes não foram autores de nenhuma PL durante o período. No caso de Flávio Gomes, o mesmo esteve afastado de sua função de vereador desde abril de 2018 retornando somente em novembro de 2019.

Vale ressaltar que o presente levantamento realizado se utilizou de critério que levam em conta o impacto social de cada Projeto de Lei. Desta forma foram descartadas propostas de nomeação de rua, praças, logradouros e prédios públicos além de proposituras que inserem datas comemorativas já constantes em calendários estadual e nacional.

Os vereadores Amaury Dias e Anselmo Martins foram os únicos que obtiveram 100% de propostas relevantes e com grande impacto na sociedade.

Trabalho político

Os vereadores de Ribeirão Pires realizaram um intenso trabalho político apresentando entre os anos de 2017 à 2019. Neste três ano de mandato os parlamentares percorreram os quatro cantos da cidade ouvindo a população e colhendo as principais demandas de serviços públicos foram apresentados no período 9.361 indicações.

As indicações são documentos apresentados pelos vereadores requerendo serviços como tapa buraco, pavimentação asfáltica, capinação, limpeza de vias, córregos e rios dentre outros serviços. Precisam ser aprovados em plenário pela maioria.

Como no resultado anterior (Projetos de Lei) os vereadores de primeiro mandato realizaram significativo trabalho político, dialogando com a sociedade e acolhendo demandas nas diversas localidades de Ribeirão Pires.

Oito vereadores estreantes apresentaram nos primeiros três anos de mandato 4.445 indicações (47,48%) de serviços encaminhados para o executivo municipal.

Ofícios

Vale ressaltar que durante o período de recesso parlamentar, vereadores realizam atividades de visitas a bairros e equipamentos públicos, mantendo seus gabinetes abertos onde encaminham para o executivos diversas demandas. Os ofícios são documentos de gabinete não passando por votação em plenário, portanto não são disponibilizados pela Câmara ficando registrados em cada gabinete. Para saber mais clique aqui, aqui e aqui.

Requerimento de Informações (Fiscalização)

Prefeitura desrespeita legislação e não atende a todos os questionamento feitos por vereadores

Segundo dados do Portal da Câmara de Ribeirão Pires, vereadores encaminharam nos anos de 2017, 2018 e 2019, 2.385 Requerimentos de Informações ao governo do Prefeito Kiko Teixeira (PSB). Os Requerimentos são documentos oficiais e instrumento de fiscalização dos parlamentares quando desejam obter informações sobre denúncias e suspeitas sobre serviços e órgão públicos na cidade. São aprovados pelo plenário e a administração municipal tem prazo legal para responde-los.

Conforme os dados disponíveis, do total de 2.385 Requerimentos de Informações, somente 1.051 (44,07%) obtiveram retorno por parte da prefeitura.

Deixe uma resposta