Câmara de Ribeirão Pires comemora Outubro Rosa com Sessão Solene e ação solidária.

A Câmara Municipal de Ribeirão Pires realizou nesta segunda-feira (30) um grande evento de conscientização à prevenção contra o câncer de mama que mobilizou vereadores, diversos profissionais de saúde e a população.

A sessão contou com a presença da senhora Emília Chiavelli Teruel, presidente do Grupo de Apoio “Viva Melhor” de apoio e autoajuda às mulheres mastectomizadas para fazer palestra onde explicou sobre os fatores de risco, como identificar algum sinal de anomalia e sobre a importância da detecção precoce para que o tratamento seja o mais eficaz possível.

Durante a sessão, houve homenagem a ex-vereadora Mercedes D’orto, com 35 anos à época, quando em 16 de julho de 2013, após severo tratamento contra o câncer não resistiu. Mercedes foi representada por seu pai Humberto D’orto filho, sua mãe Eliana e por seu irmão Amigão D’orto.

Em evento paralelo na praça da Vila do Doce, região central da cidade, aconteceu um grande evento, onde homens e mulheres puderam fazer cortes de cabelos e doa-los para a confecção de perucas para mulheres em tratamento e que em função disso tiveram quedas dos mesmos.

Segundo a coordenação do evento, foram arredados 90 lenços e aproximadamente, 13 quilos de mechas de cabelo que segundo com informações técnicas, levando-se em consideração de que com 180 gramas de cabelo é possível fazer uma peruca, os 13 quilos doados possibilitam mais de 72 perucas naturais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e também o mais letal, sendo a segunda principal causa de morte na América Latina. A nível mundial, entre todos os tipos de câncer, o de mama é o que mais mata mulheres na faixa dos 20 aos 59 anos. A doença também atinge homens, mas a incidência representa 1% do total.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil em 2017. Apesar do aumento das taxas de câncer de mama em mulheres mais jovens, ainda assim, a faixa etária entre 40 e 50 anos representa 74% dos casos. Por isso, a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a realização da mamografia anualmente a partir dos 40.

O evento em comemoração ao Outubro rosa e conscientização sobre o combate recebeu apoio total da Câmara de vereadores de Ribeirão Pires e contou com diversos salões de cabeleireiros da cidade. Veja abaixo o vídeo produzido pela coordenação do evento.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply