Câmara de Ribeirão Pires realiza sessão solene em alusão ao Dia Mundial do Enfermeiro.

A Câmara Municipal de Ribeirão Pires realizou nesta sexta (11) Sessão Solene em homenagem ao Dia Mundial do Enfermeiro. O evento foi solicitado através de requerimento pelo vereador Rubão Fernandes Teixeira (PSD) e aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi dirigida pelo vereador Edmar Oldani (PV).

“Comemoramos no dia 12 de maio o Dia Mundial do Enfermeiro. No Brasil, os primeiros enfermeiros foram os padres Jesuítas que atuaram nas santas casas de misericórdia a partir de 1640. Depois de três séculos chegaram as primeiras Irmãs de Caridade enfermeiras. Mas o grande incentivo chegou com a primeira enfermeira voluntária, Ana Nery, que aos 51 anos serviu como enfermeira na Guerra do Paraguai. Destacamos ainda a criação da Escola de Enfermagem Ana Nery pela Cruz Vermelha, escola padrão em 1932, que fortaleceu a formação dos profissionais. É preciso gostar de cuidar do próximo e isso é fundamental para a profissão do enfermeiro”, disse o vereador Rubão Fernandes, em sua saudação aos presentes.

Vereador Edmar Oldani, agradece a dedicação dos profissionais

O vereador Edmar Oldani, fez um depoimento do período onde vítima de um grave acidente automobilístico, ficou por mais de 60 dias em estado de coma. Segundo ele, os enfermeiros são indispensáveis, pois são os que acompanham os pacientes. “O enfermeiro deve saber que seu serviço não é só técnico, mas humano. No momento em que se discute qualidade dos serviços de Saúde e a garantia de atendimento ao paciente, pretendemos reverenciar, nessa Sessão Solene desta casa, a importância do profissional de enfermagem como peça indispensável para a saúde pública e para a sociedade”, destacou.

Companhia de Dança Shirley Luiz

O evento contou com a apresentação da Companhia de Dança da coreógrafa Shirley Luiz e a palestra da nutricionista, Drª Luciana Januário que falou sobre alimentação saudável na vida do enfermeiro.

A nutricionista, Drª Luciana Januário falou sobre a importância da alimentação para o profissional 

O prefeito de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira (PSB), foi representado pelo ex-vereador e secretário municipal de planejamento, Eduardo Nogueira.

Secretário Eduardo Nogueira, representando o prefeito de Ribeirão Pires

Ao final da cerimônia, profissionais da área da enfermagem foram agraciados com títulos de honra ao mérito.

O evento contou com grande público

Adriana Silva Loura, recebe homenagem das mãos do vereador Rubão Fernandes

Audrey Alves de Jesus com o vereador Danilo Afonso

Beatriz Marinho Pacheco, recebe honraria 

Cláudio Eduardo Monteiro Rossoti

Claudete Terezinha Barbosa

Gilmara Nascimento da Silva

Graciele Regina Santos Silva

Maria Cecília Antoniollo Felisberto

Paula Letícia Santos Oliveira

Rosemeire Soares Martins dos Santos França

Samuel Ferreira dos Santos, vereador e enfermeiro da cidade de Mauá

Simone Gomes de Araújo

Vilma Oliveira Magalhães

“É preciso exaltar o valioso papel que cada enfermeiro desenvolve no cuidar da vida humana. O profissional de enfermagem é possuidor de um olhar amplo que direciona o acompanhamento direto com o paciente, sendo a única classe que permanece 24 horas ao lado dele. São os enfermeiros os primeiros a chegar na hora da dor e no desespero da angústia”, vereador Rubão Fernandes.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.