Consórcio promove oficina de diagnóstico habitacional do ABC.

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoveu, nesta quinta-feira (28), a oficina de encerramento da elaboração do diagnóstico sobre a situação de moradia na região. O evento, realizado no campus São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC, apresentou a revisão final do estudo a integrantes do Comitê de Programa Habitação, técnicos e gestores das prefeituras e Consórcio, professores e pesquisadores da universidade.

O diagnóstico vai permitir uma leitura unificada da condição das moradias nas sete cidades, de acordo com a coordenadora de Programas e Projetos de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura do Consórcio, Sandra Malvese. “Hoje, cada município faz o levantamento de informações e desenvolve políticas habitacionais de maneira diferente. O diagnóstico representa uma fotografia da situação habitacional da região, possibilitando uma leitura unificada da região sobre a questão”, afirma.

Por meio do trabalho, os municípios da região vão dispor de um banco de dados atualizado sobre temas como regularização fundiária e urbanização de favelas, entre outros,  que apontarão para os desafios para implementação da política habitacional.

O diagnóstico, realizado pelo Comitê de Programa Habitação do Consórcio, por meio de Termo de Cooperação com a Universidade Federal do ABC, terá uma apresentação preliminar aos prefeitos da região na próxima segunda-feira (1º de agosto), durante a Assembleia Geral da entidade regional.

A elaboração do estudo contou com levantamento das informações e mapeamentos dos dados mais recentes dos municípios, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação João Pinheiro (FJP), Centro de Estudos da Metrópole (CEM), Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), entre outros. A iniciativa é uma das ações prioritárias do Plano Plurianual Regional (PPA) 2014-2017.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply