Dia Nacional do Patrimônio Histórico é lembrado no Consórcio do ABC.

dia-nacional-patrimonio-historico_5a8cfcd1

Durante o evento, a entidade regional recebeu a Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico (AAPAH), de Guarulhos (SP), fundada em 2009. “Pensamos o patrimônio cultural nas questões de turismo, educação, história e identidade local, relacionando-as com a população”, afirmou Elmi El Hage Omar, secretário executivo da AAPAH.

O secretário executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, ressaltou a necessidade de ampliar a proteção e preservação dos bens culturais. “Esta é uma agenda muito importante que pode ganhar uma dimensão metropolitana, por meio da articulação dos municípios com a capital. No ABC, estamos trabalhando o Turismo Industrial, que é um patrimônio cultural, simbólico e emblemático da história da região”, disse.

Bresciani lembrou ainda os preparativos para o 14º Congresso de História do Grande ABC, que acontecerá em 2017 em Rio Grande da Serra. O Grupo de Trabalho (GT) História e Memória do Consórcio participa da organização do evento.

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é celebrado oficialmente em 17 de agosto, em homenagem ao escritor e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (1868-1969), que comandou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por 30 anos. Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Deixe uma resposta