Dilma sanciona leis para criação de quatro universidades federais


Fonte e imagem: Agência Brasil

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (05/mai) as leis que criam quatro universidades federais: UFCA (Universidade Federal do Cariri), Unifesspa (do Sul e do Sudeste do Pará), Ufob (do Oeste da Bahia) e Ufesba (do Sul da Bahia).
As quatro instituições fazem parte do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras).
De acordo a agência Brasil, Universidade Federal do Oeste (UFOB) terá sede em Barreiras, com unidades em Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Luiz Eduardo Magalhães. A instituição ofertará 7.930 vagas em 35 cursos de graduação. Para isso, serão contratados 357 professores e 408 servidores administrativos.
Na Bahia, a Ufesba será sediada no município de Itabuna e também terá campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas. A instituição deverá ter 36 cursos de graduação. Serão contratados 617 professores, além de 859 técnicos administrativos.
A Universidade Federal do Cariri será criada do desmembramento dos campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato da UFC (Universidade Federal do Ceará). Também serão criados os campi de Icó e Brejo Santo e terá 27 cursos de graduação para atender a 6.490 estudantes. Serão contratados 197 professores e 530 técnicos administrativos.
A Unifesspa começará com o campus Marabá da UFPA (Universidade Federal do Pará). Também serão criados campi em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguará e a meta são de 12.830 vagas em 47 cursos de graduação. Para isso, serão contratados 506 professores e 595 técnicos administrativos.

Assista a seguir o vídeo da cerimônia:


Deixe uma resposta