EAOSA e Ribeirão Pires continuam greve.

greve-onibus

Empresas mantêm greve até que empresário pague salários atrasados.

Trabalhadores da viações EAOSA e Ribeirão Pires, que realizam itinerários de 14 linhas intermunicipais, decidiram na noite desta quarta-feira (16/11) manter a greve que começou na última sexta-feira (11/11). Conforme o sindicato que reúne a categoria, Sindicato dos Rodoviários do Grande ABC (Sintetra), as empresas ofereceram quitar os salários atrasados apenas dos funcionários da Ribeirão Pires.

Nos 14 itinerários operam aproximadamente de 100 ônibus. Em solidariedade, os trabalhadores da Viação Ribeirão Pires decidiram por manter a greve até que a situação se regularize para todos os trabalhadores. No período da tarde desta quarta-feira, as empresas Riacho Grande, Imigrantes, Triângulo retomaram as operações das linhas metropolitanas gradativamente após promessa de pagamento dos salários.

Nestes dias de greve mais de 25.000 pessoas estão sem ônibus intermunicipais nas cidades de Mauá, Ribeirão Pires, Santo André e Rio Grande da Serra.

A paralisação afeta as linhas operadas pelas permissionárias da Empresa Auto Ônibus Santo André (Eaosa) e da Viação Ribeirão Pires.

Nos últimos três meses, funcionários da empresa Eaosa fizeram diversas greves por falta de pagamento. A Eaosa reconhece os frequentes atrasos nos salários, mas reclama de falta de repasse de subsídio referente à gratuidade para estudantes e idosos por parte da Emtu.

Na última greve da empresa, no dia 9 de setembro, a Emtu negou as acusações e disse não ter pendências financeiras com as empresas, incluindo o repasse do subsídio que garante a gratuidade para estudantes e idosos.

Em nota, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) informou que vai aplicar multa às viações para cada viagem que deixar de operar. Como alternativa, os usuários podem utilizar as linhas municipais, trens da linha 10 Turquesa da CPTM e linhas metropolitanas da empresa Rigras, que cruzam o município de Ribeirão Pires. São elas: 041, 117, 165, 165EX1, 165BI1, 215, 336, 215BI1, 374, 381, 381BI1 e 402.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply