Escolas da rede pública já podem inscrever alunos na Olimpíada de Matemática deste ano

As inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2013 estão abertas desde o dia 18 de fevereiro e seguem até o dia 5 de abril para que as escolas da rede pública possam inscrever os alunos para o concurso.
A iniciativa tem o objetivo de estimular a revelação de alunos com grande aptidão nesta ciência, e para isso a Obemep está divida em três níveis. São eles:

    nível: alunos do 6.º e 7.º anos do ensino fundamental;
    nível: alunos do 8.º e 9.º anos; e
    nível: alunos do 1.º ao 3.º ano do ensino médio.

O cronograma prevê a aplicação de provas da primeira etapa no dia 4 de junho, em horário a ser definido pela própria escola. Os alunos que obtiverem melhor desempenho serão classificados para a segunda fase, agendada para o dia 14 de setembro, às 14h30 – horário de Brasília. A divulgação dos vencedores deve ocorrer no dia 29 de novembro.

Em 2012, mais de 19 milhões de alunos de 46.728 escolas participaram da competição, e a expectativa dos organizadores é de que este ano aproximadamente 20 milhões de estudantes de todo o país participem.

Idealizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) desde 2005, a Olimpíada prevê premiar 6 mil alunos com medalhas, em que 500 são de ouro, 900 de prata e 4.600 de bronze. Outros 46.200 alunos ganharão menções honrosas. Na edição deste ano, serão lançados clubes de matemática para disseminar o estudo da disciplina no país e incentivar o desenvolvimento intelectual dos alunos.

Inscrições aqui

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply