Estudantes ocupam Câmara de Ribeirão Pires e cobram abertura de CEI da saúde.

_DSC9066

Alunos prometem ficar na Câmara até que CPI da Saúde seja aberta

Um grupo de jovens estudantes ligados a União da Juventude Socialista (UJS) ocuparam na tarde desta terça-feira (31), a Câmara de Ribeirão Pires como forma de protesto e reivindicação de instalação de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para investigar supostos desvios na gestão da Saúde no município.

Por volta das 16h30, quando o presidente em exercício, Jorge da Auto Escola (DEM), suspendeu a sessão após se sentir ofendido com xigamentos, os jovens adentraram na sala de sessões munidos de instrumentos de percussão.

“Só sairemos daqui depois de instalada a comissão de investigação”, diziam.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal, onde a Capitão Graziela Bazili, articulou comissão de negociação junto aos estudantes para diálogo com o presidente da Casa de Leis, vereador José Nelson de Barros.

_DSC9122

Um debate acalorado marcou o encontro entre as partes na sala da presidência José Nelson afirmou que não nomeara os integrantes da CEI.

“Não vou fazer do plenário da Câmara um palanque eleitoral. Estamos amparados pela lei orgânica municipal e também pelo regimento interno da casa. A abertura de uma CEI as vésperas de uma eleição é ato político e em nada ajudará o município. Inclusive o Ministério Público já se pronunciou sobre o caso e só iremos mudar nossa posição por força de lei e imposição da justiça”, argumentou.

Participaram também das negociações, os vereadores: Jorge da Auto Escola (DEM) e Renato Foresto (PT).

_DSC9117

Cumprindo papel institucional, a Câmara de vereadores deu entrada no período da noite em pedido de reintegração de Posse, que deverá ser expedida ou não pelo poder judiciário. Não houve tentativa de retirada dos manifestantes grupo, formado por cerca de 15 manifestantes. A abertura da CPI da Saúde chegou a ser aprovada na Câmara de Ribeirão Pires em setembro do ano passado, mas até agora está apenas no papel.

_DSC9125

Os jovens pernoitaram no plenário da Câmara conforme mostra a imagem.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply