Falta de cultura ambiental prejudica o ABC, dizem especialistas.

REPRESA BILLINGS 01

Grande parte das áreas das cidades do ABC é de mananciais. Há diversas ocupações ilegais e falta de conscientização de como preservar o meio ambiente ao redor de rios e represas. Em Santo André e São Bernardo, por exemplo, mais de 50% dos territórios são de proteção aos mananciais. Segundo a agente ambiental do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), Rafaela de França, falta mais conscientização sobre a importância desses espaços para fortalecer a cultura ambiental na região.

“É muito importante termos em mente que as áreas de mananciais precisam ser preservadas. Que a ocupação e construção nesses locais são complicadas”, explica a agente ambiental, que fará palestra sobre o assunto na Semana Senac de Sustentabilidade. O evento acontecerá nas dependências das unidades do Senac de Santo André e São Bernardo, nos dias 22 a 27 de agosto.

De acordo com Rafaela de França, eventos como esse são oportunidades de disseminar informações sobre a preservação desses espaços e a importância do cidadão ter uma postura mais responsável com relação à sustentabilidade. “Queremos que as pessoas sejam agentes multiplicadores, que passem adiante a ideia de um mundo sustentável e uma sociedade comprometida”, diz.

Outra profissional, que também participará do evento, será a bióloga Caroline De Bianchi Tocchet, docente do Senac. Ela é responsável pela oficina “Reutilizando Materiais Improváveis”. Os presentes serão convidados a criar objetos utilizando cápsulas de café usadas. “Temos que fazer de tudo para que as pessoas passem a ter novo olhar diante dos materiais, aquilo que é considerado lixo por muitos pode ser reutilizado”, explica.

Segundo a bióloga, o ABC precisa ter mais políticas públicas que visem a preservação ambiental e incentivem a sustentabilidade. “Há necessidade de um consumo mais consciente; a pessoa tem que pensar: ‘Preciso disso?’, ‘De onde vem isso?’”, afirma.

O tema do evento promovido pelo Senac é “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Para participar o interessado deve se inscrever gratuitamente no Portal Senac (www.sp.senac.br/semanadesustentabilidade) ou diretamente na unidade escolhida.

Deixe uma resposta