Feira Literária de Santa Maria da Vitória resgata cultura popular regional e incentiva o prazer da leitura

“Quando eu me armo de livros e me livro das armas”, Professor Valdeci Oliveira

Um verdadeiro caldeirão cultural, misturando literatura, arte, cultura, música e teatro. Assim pode ser definida a III Flit (Feira Literária) de Santa Maria da Vitória, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação.

A iniciativa integrou a programação do aniversário da cidade e envolveu mais de 7 mil alunos das 35 escolas da rede municipal de ensino, com atividades que resgatam o folclore e a cultura popular local, a exemplo dos reisados e das “encomendadeiras de alma”.

Com leitura de Cordel e clássicos da literatura adulto e infanto-juvenil, o evento aconteceu entre os dias 25 e 26 de junho incentivando o prazer da leitura entre a população.

“O objetivo é despertar o interesse pela leitura em seus mais diferentes aspectos, seja ela através de livros literários de poesia, contos e ficção, exposição das nossas Carrancas, música, apresentações teatrais e outras formas de manifestações culturais populares e até mesmo por meio da robótica”, comentou o vice-prefeito e secretário de Educação, Professor Valdeci Oliveira, ressaltando o apoio irrestrito do prefeito Renatinho para realização.

Segundo ele, iniciativas como essa refletem na qualidade do ensino e do aprendizado na rede pública. “Assim conseguimos motivar crianças e adolescentes a frequentar os corais, as oficinas e se interessar pela história, utilizando os recursos disponíveis em nossa cidade, aproximando o aluno da nossa realidade”, conclui.

Ainda no evento cultural foi lançado o Livro “Educação e Desenvolvimento Local” editado pela Editor Appris de autoria de Valdeci augusto de Oliveira.

Acompanhe abaixo um vídeo produzido pela organização da III FLIT da Santa Maria da Vitória.

Speak up! Let us know what you think.