Formosa: Campanha contra Febre Aftosa é lançada


“Bahia sem Aftosa. Esse é o nosso título”. Esse é o slogan da primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa 2013, que foi lançada neste sábado (11/mai), pelo Secretário de Agricultura, Eduardo Sales, na Fazenda Universo em Formosa do Rio Preto.

Segundo o secretário, o executivo municipal formosense foi de fundamental importância para que a região oeste tivesse extinguido a condição de zona tampão. “Os números mostram um trabalho sério e o trabalho conjunto entre os diversos parceiros do setor público e privado, oferecem hoje as ferramentas necessárias à sustentabilidade da pecuária na Bahia”, salientou o secretário da Agricultura, Eduardo Salles.
A Bahia é detentora do maior rebanho bovino da região Nordeste e tem apresentado, nos últimos anos, uma estabilidade sanitária referenciada nacionalmente, demonstrando o fortalecimento da defesa agropecuária baiana. Diante desse cenário, o diretor-geral da ADAB, Paulo Emílio Torres, ressaltou que “os resultados de excelência para a erradicação da aftosa atestam não apenas o comprometimento dos pecuaristas, mas também a vontade do setor em inserir os requisitos de defesa sanitária animal na pecuária, com o objetivo de unificar o comércio e a produção pecuária.
O ex-prefeito Neo, que chegou a Formosa de avião com o secretário Eduardo Sales, em sua fala disse que Formosa do Rio Preto é um município promissor graças à boa sintonia entre o poder público e o produtor.  ”Nossa Formosa tem grande potencial de expansão para a pecuária, especialmente a leiteira. Nosso território é extenso e fértil, e nossos criadores já entendem as atividades de defesa como suporte e passaporte para o sucesso da atividade. “Por isso, a grande maioria deles assume suas responsabilidades, vacinando seus animais e declarando a vacinação, dentro dos prazos estabelecidos pela ADAB”, disse Neo.
O prefeito Jabes Júnior, agradeceu a atenção que vem sendo dispensada pelo governo do Estado, e como forma de reconhecimento agraciou Eduardo Sales com um troféu pela extinção da zona tampão. “Senhor secretário, essa nossa homenagem é mais do que merecida, com a extinção da zona tampão, nossos produtores podem respirar mais aliviados. Antes, a nossa carne era desvalorizada, sendo que no município de Barreiras distante a 150 Km a carne era bem mais valorizada. Isso era uma injustiça feita com Formosa e com os demais municípios que compunham a chamada zona tampão.    Estamos muito gratos, pois a justiça foi feita, abriu-se novos horizonte, argumentou o alcaide.


Ao final da solenidade, todos se dirigiram ao curral próximo onde o prefeito Jabes Júnior e o secretário Eduardo Sales imunizaram uma rés abrindo oficialmente a campanha no município. Até o dia 31 de maio todos os pecuaristas devem vacinar seu rebanho e declarar a vacinação nos escritórios da ADAB.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply