Formosa realiza 3ª Conferência Municipal de Cultura

Uma política de Estado para a Cultura e os desafios do Sistema Nacional de Cultura norteou as discussões da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Formosa do Rio Preto nesta sexta-feira (02/ago).

As discussões contaram com participação de consumidores da cultura, do prefeito municipal, do vice-prefeito Gerson Bonfantti, vereadores, secretários municipais, professores e pessoas interessadas ao tema no município, notou-se, porém a ausência de maior presença e participação do segmento juventude. A conferência teve como expositores, a Bacharel em Direito, Silvânia Castro Souza que apontou os aspectos legais sobre a implementação do Sistema Municipal de Cultura e o professor Tom Fortes que discorreu sobre o tema: A cultura no município: produção simbólica, cidadania e desenvolvimento, A coordenação ficou a encargo do competente Gelson Vieira da empresa Pró-Cult.

Ao final do evento, foram definidos os delegados que participarão da Conferência Territorial que acontecerá na cidade Barreiras nos dias 12 e 13 de agosto. “Com base na elaboração das propostas e anseios da classe cultural, os delegados eleitos vão representar o município e levar as proposições para a Conferência Territorial, Estadual e, posteriormente, à Nacional”, disse Gelson Vieira.

Segundo a secretária de cultura do município, que fez a abertura dos trabalhos, Maria Áurea de Araújo Lustosa, a Conferência é importante ferramenta para compartilhamento de ideias, propostas e estratégias de fortalecimento, valorização e reconhecimento da Cultura como fator determinante para o desenvolvimento sustentável de Formosa do Rio Preto. “Nosso objetivo é avançar na gestão cultural criando um Plano Municipal de Cultura capaz de atender as demandas locais alinhadas com as diretrizes nacionais”, disse.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.