GCM de Ribeirão Pires é homenageada pela Câmara de vereadores.

A Câmara de Vereadores de Ribeirão Pires homenageou em sessão solene realizada nesta quinta-feira (15) a Guarda Civil Municipal (GCM) com a entrega da moção de aplausos.

“É uma homenagem à nossa valorosa Guarda Civil, que sempre realiza um bom trabalho. É preciso que se destaque ação empreendida que culminou com a prisão de oito integrantes que assassinaram o comerciante Reinaldo Basílio Dantas em 13 de janeiro com 34 facadas” disse o presidente da Câmara Rubão Fernandes (PSD).

Representando a GCM, o Subcomandante Sandro Torres Amante destacou que a segurança é um serviço prestado com constância pela corporação. “Temos um quadro de Guardas Municipais bem preparados que realmente gosta de realizar o serviço de policiamento. A Guarda de Ribeirão Pires é muito bem preparada sendo que em seus quadros temos homens e mulheres que receberam treinamento e abordagem com oficiais da Rota, técnicas antisequestro do Gate, treinamento em tiro e preparo da tropa de choque da Polícia Militar”, disse o guarda que comanda as equipes da ROMU na cidade.

Ainda no meio do evento, um vídeo produzido pela Câmara de Vereadores foi apresentado, com cenas de algumas atuações da corporação. O secretário Municipal de Segurança, Coronel José Luís Martins Navarro participou da cerimônia.

A Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires, criada pela Lei Municipal nº 348, de 08/09/1960 conta atualmente com efetivo de 140 guardas, sendo 113 ativos. A corporação dispõe de nove viaturas e duas motocicletas.

Seus integrantes aguardam desde agosto de 2014 o cumprimento da Lei Federal nº 13.022 que institui normas gerais e incumbências para as guardas municipais e também a Lei Municipal 042/2016 a qual criou o Estatuto da Guarda Civil Municipal e que tem como proposta valorizar o quadro da GCM com reconhecimento de antiguidade, hierarquia e progressão profissional.

Tão importante quando um policiamento ostensivo e repressivo contra a criminalidade no município, é a atuação da administração pública em outros setores essenciais. Saúde, Educação, Esportes, Lazer, Espaços de Convivência, Praças públicas são itens indispensáveis que em muito podem contribuir com o bem-estar social e influenciar no quesito segurança. É preciso urgentemente que nossos gestores tenham um olhar mais amplo sobre a questão. Diversos especialistas em segurança afirmam: “A segurança é também um estado psicológico! Uma sensação! Um sentimento individual e coletivo!” Sendo assim, onde adentrar uma viatura policial, que entre também o estado com os seus diversos serviços, ou seja; Saúde, Educação, Esportes, Lazer, Espaços de Convivência, Praças públicas. Não há dúvida que grande parte da atual e crescente criminalidade está ligada as drogas e ao tráfico. É mais do que necessário que se dê atenção e atendimento social, em especial a nossa juventude da periferia e de bairros mais distantes a região central da cidade. Luís Carlos Nunes

Acompanhe a seguir alguns discursos proferidos na Sessão Solene

Uma resposta para GCM de Ribeirão Pires é homenageada pela Câmara de vereadores.

  1. Edna disse:

    Parabéns aos nossos nobres guerreiros, é a melhor polícia municipal.

Deixe uma resposta