“Para cada arma comprada, teremos um projeto social”, diz prefeito Maranhão

O prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (sem partido), durante a abertura dos trabalhos legislativos da Câmara municipal na última quarta-feira (06), em anúncio sobre a finalização da capacitação da Guarda Municipal e sobre a previsão do mês de maio tem início dos trabalhos na corporação nas ruas, disse que 38 pistolas calibre 380 estão sendo adquiridas e também coletes balísticos, mas que a cada arma comprada, 38 projetos sociais serão desenvolvidos na cidade.

“Quando falo em comprar 38 armas, eu olho com muita tristeza! Eu tenho certeza de que é mais prazeroso e mais eficiente quando tomamos medidas preventivas ao invés de corretivas. Eu já determinei a minha secretária de Educação e ao meu secretário de Esporte, que haverá 38 projetos para nossa juventude, para que possamos fazer de fato, esses jovens cidadãos, contribuindo para nossa sociedade”, disse Maranhão.

Em tempos de visão parcial sobre importantes questões, o incentivo ao “cuide da sua vida”, Maranhão destoa do senso comum a abraça o coletivismo como solução. Ainda que pareça poético tratar a violência com educação, o prefeito dá um “tiro certo” ao propor o fomento a educação, a cultura, ao esporte e a arte como saída. Entendo que a sociedade está doente e tomada pelo ódio e pelo medo. Mas se atitudes corajosas como essas não forem empreendidas, chegaremos fatalmente à barbárie! Chegaremos à coisificação das pessoas! Chegaremos a retirar todo o valor imensurável da vida! Certa vez um amigo, um advogado criminalista me disse que a pessoa pode ter ódio e raiva, mas o Estado não pode ter ódio, ele deve agir dentro da Lei. O Estado deve preservar vidas e punir todo aquele dentro do que está previsto em Lei. Oportunizar e garantir as pessoas a fazer leitura (em seu sentido mais amplo, seja na arte na cultura…) é agir como um ser humano! Vivemos em um mundo cada vez mais cinzento, triste e opressor. A arte, a cultura, o lazer e a educação são armas prazerosas transformadores! Basta que se de oportunidade! Meus parabéns prefeito pela ousadia e coragem! Luís Carlos Nunes

Speak up! Let us know what you think.