Professores participam da Oficina de Libras em Ribeirão Pires

A prefeitura de Ribeirão Pires, através da secretaria municipal de Educação está capacitando professores da rede na Linguagem Brasileira de Sinais – Libras.

Segundo a administração municipal, a ideia é que esses profissionais estejam aptos a atuar comunicativamente junto às pessoas com deficiência auditiva da comunidade escolar ou em situações cotidianas.

“Os encontros resultam na quebra de preconceitos, a fim de tornar a escola um espaço democrático que acolha e garanta a aceitação das crianças e familiares com deficiência auditiva”, explicou a secretária de Educação, Flávia Banwart.

Neste segundo semestre de 2018, foram ofertadas 33 vagas para professores, uma por cada unidade escolar da rede municipal da cidade. A oficina é ministrada pela professora da rede, Rebeca Henrique Lima, que atua também como intérprete de libras. Além do conhecimento das libras, as formações proporcionam vocabulário básico para a interação com os surdos. A carga horária é de 30 horas, com aulas até dezembro. Para o próximo ano, está prevista a ampliação de vagas.

Segundo o vereador amigão D’orto (PTC), a iniciativa municipal vai de encontro ao seu requerimento de informação nº 840/2018 datado de 27 de setembro encaminhado ao executivo municipal.

“Capacitar professores na Linguagem de sinais é oportunizar estudantes com deficiências de fala e audição uma integração junto a sociedade ao mesmo tempo em que promove inclusão social. Quero dar os meus parabéns a secretaria de Educação e ao prefeito por demonstrarem sensibilidade social por atender esta importante demanda”, disse o vereador Amigão D’orto.

Speak up! Let us know what you think.