Ribeirão Pires: CPTM fará distribuição de livros na estação nesta sexta-feira (27).

Ação em Ribeirão Pires faz parte da 12ª Edição do Projeto Livro Livre que já doou milhares de exemplares aos usuários

​A 12ª edição do Livro Livre, projeto que distribui gratuitamente exemplares com o objetivo de incentivar os usuários a aderirem a uma corrente de leitura em estações e trens, será realizada em 10 estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Ação em Ribeirão Pires acontece na próxima sexta-feira (27) das 12h às 14h com estantes para troca e doações de livros.

Inspirado na música “Deixa a vida me levar”, sucesso do cantor Zeca Pagodinho, o slogan deste ano “Deixa o livro te levar” procura atrair os usuários para levarem seus livros para trocá-los por outros títulos nas estantes itinerantes.

Além de promover a leitura, o Livro Livre também incentiva a prática do bookcrossing, movimento que inspirou o projeto e que ocorre em várias partes do mundo com um convite inspirador: deixar livros em locais públicos, como as estações ou bancos de trens, para que outros leitores os encontrem e, após a leitura, faça-os circular, ampliando o acesso ao conhecimento.

Para quem quiser contribuir com a iniciativa, as doações podem ser feitas durante todo o ano nas estações da CPTM.

O BookCrossing baseia-se na prática de três pilares: “Ler, Registar e Libertar”. A iniciativa foi concebida nos Estados Unidos em 2001, pelo programador Ron Hornbaker, que lançou o site www.bookcrossing.com. Desde então, o movimento tem crescido exponencialmente, tornando-se global. Atualmente, 132 países estão engajados na ação, com quase 11,6 milhões de livros registrados e 1,6 milhões membros.

Desde 2006, o projeto Livro Livre da CPTM já distribuiu mais de 200 mil exemplares. O evento acontece sempre no mês de outubro, em comemoração ao “Dia Nacional do Livro”, celebrado em 29 de outubro.

Confira a programação completa clicando aqui.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply