Ribeirão Pires debateu plano regional de resíduos sólidos.

13138955_801374636673590_1389051428372293121_n

Em audiência pública organizada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Ribeirão Pires debateu nesta quarta-feira (27) o Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC (PGIRS ABC). O Plano tem como foco o planejamento de soluções integradas para enfrentar temas importantes como a ampliação da coleta seletiva, a destinação dos resíduos domiciliares e da construção civil e ações de educação ambiental. Durante toda a semana aconteceram nos sete municípios que compõem a região do ABCDMRR as demandas de cada município, onde os cidadãos puderam contribuir com os trabalhos através de sugestões.

O Programa é debatido desde 2014 pelo Comitê de Programa Resíduos Sólidos do Consórcio que é constituído por representantes das áreas técnicas e gestores das prefeituras da região e está entre as ações prioritárias apontadas pelo Plano Plurianual (PPA) Regional Participativo do Grande ABC 2014 – 2017, elaborado pelo Consórcio, inserido no Programa Resíduos Sólidos, dentro do Desafio “Desenvolvimento Urbano e Gestão Ambiental”, consolidando a posição de vanguarda da entidade regional, cuja origem está ligada às discussões sobre a destinação do lixo, em 1990.

Os desafios do ABC dentro da temática correspondem à indisponibilidade de áreas para implantação de novos aterros sanitários e o esgotamento dos aterros públicos, a exportação de resíduos entre municípios, os custos elevados de transporte e disposição, entre outros.

Deixe uma resposta