Ribeirão Pires revitaliza sinalização de trânsito reduzindo custos de manutenção

Serviço realizado manualmente por profissional da Prefeitura, reaproveitando materiais que seriam descartados, reforça segurança no viário

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires trabalha diariamente em ações de revitalização da cidade. Por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, equipe trabalha permanentemente na manutenção de placas de sinalização de trânsito que demandam nova pintura e limpeza. As intervenções, além de reduzir custos ao município, aumentam a segurança no sistema viário.

Mudanças de informações em placas, como nome de rua, ou nova instrução, também são feitas pela Secretaria de Transportes e Trânsito. As reformas são feitas manualmente pelo funcionário Gilmar Montarini, que atua há 11 anos na Prefeitura.

O processo de revitalização conta com retirada da pintura antiga, realização de nova pintura na cor branca e, por fim, pintura da sinalização com moldes para fazer as letras e formas. O trabalho, apesar de simples, é feito com carinho e dedicação. “Quanto mais detalhada a placa, mais tempo leva para ficar pronta”, explica Montarini, que também fabrica os moldes de letras e figuras.

De acordo com informações da Secretaria de Transportes e Trânsito, mensalmente, cerca de 30 peças são revitalizadas. Com a utilização de mão de obra própria, o município chega a gerar economia anual de até R$ 60 mil com a compra de novas placas.

“Essa ação reforça a segurança do viário, gera economia de recursos ao município e também contribui para a preservação do meio ambiente, com o reaproveitamento de materiais que já estavam sendo usados e, se não fossem revitalizados, iriam para o lixo pelo mau estado”, disse o secretário de Transportes e Trânsito, Adão Alves.

Speak up! Let us know what you think.