Ribeirão Pires sedia reunião de comandantes de GCM’s do ABC.

comandates_gcms_abc_005

Na última quinta-feira (25), foi realizada uma reunião com todos os comandantes da Guarda Civil Municipal da região do Grande ABC. Essas reuniões são mensais e, desta vez, aconteceu em Ribeirão Pires.

Durante o encontro, foram discutidos temas como a avaliação de desempenho, discussão de projetos das secretarias da Prefeitura de Ribeirão Pires, avaliação de ocorrências, qualificação e requalificação dos guardas municipais, além do estatuto da guarda.

O Estatuto da Guarda em Ribeirão Pires foi aprovado no mês de junho deste ano. A Prefeitura de Ribeirão Pires aprovou e sancionou a Lei nº 042, que dispõe sobre o Estatuto da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires e que tem como proposta valorizar o quadro da GCM que vem desempenhando atividades em prol da cidade.

Na reunião também foi assunto a Lei número 13.022, de 8 de agosto de 2014, sancionada pela então presidente da República, Dilma Rousseff, que insere as guardas municipais no sistema nacional de segurança pública, garante o porte de arma e dá a esses profissionais o poder de polícia. O objetivo é que eles tenham o dever de proteger tanto o patrimônio como a vida das pessoas. O documento também destaca que o direito pode ser suspenso em razão de “restrição médica, decisão judicial ou justificativa da adoção da medida pelo respectivo dirigente“.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply