Rio Grande da Serra: Estação terá exames gratuitos de pressão e diabetes nesta terça-feira (31).

Os usuários que passarem pela Estação Rio Grande da Serra, que atende a Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), poderão fazer, gratuitamente, testes de glicemia e aferição da pressão arterial nesta terça-feira (31/01), entre 16h e 18h.

A ação, segundo a CPTM, será realizada na plataforma de desembarque, onde os testes serão aplicados. O objetivo é conscientizar o público sobre a importância da prevenção do diabetes e da hipertensão. Os usuários também receberão informações sobre os pontos de retirada de medicamentos gratuitos, distribuídos pelo Ministério da Saúde, na região do ABCD.

ÍNDICES ELEVADOS

O teste de glicemia é importante para identificar o diabetes, doença que afeta milhares de pessoas. Um estudo da Sociedade Brasileira de Diabetes apontou que aproximadamente 7 milhões de adultos possuem a doença e cerca de 60% não estão diagnosticados. Através de uma gota de sangue retirada da ponta dos dedos das mãos, de forma indolor, é possível determinar com precisão o nível de glicemia.

A aferição da pressão arterial também é um procedimento simples e eficaz para detectar a hipertensão, mal que acomete uma em cada quatro pessoas. A pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Enfermidades que podem ser evitadas desde que os hipertensos conheçam sua condição, mantenham-se em tratamento e com a pressão controlada.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply