Vereador Benedito Araújo solicita à Prefeitura de Rio Grande da Serra inscrição do município no Programa Cidade Digital.

O Vereador Benedito Araújo apresentou requerimento na última sessão, solicitando a inscrição do município de Rio Grande da Serra no Programa Cidade Digital.

Na Sessão Ordinária do dia 21 de fevereiro, foi aprovado pela Câmara de vereadores o requerimento apresentado pelo vereador Benedito Araújo (PT), onde solicita à Prefeitura a inscrição do município de Rio Grande da Serra no “Programa Cidade Digital” do Ministério das Comunicações. O Programa faz parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.

O Vereador informa no documento que o Projeto Cidades Digitais tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios por meio de construção de redes de fibras óticas que possibilitam a conexão entre órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso da internet. O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas: área financeira, de tributação, educação e saúde e a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede.

“O Ministério da Comunicações trabalha com um orçamento inicial de R$ 40 milhões para a primeira etapa de implantação com financiamento do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para tanto, é necessário que se apresente proposta bem elaboradas para que Rio Grande da Serra se qualifique para receber os recursos. Temos aproximadamente dois meses para apresentar a proposta do município, dessa forma solicito que a gestão municipal faça gestão e elabore o quanto antes um projeto”, justificou Benedito Araújo.

Podem se inscrever cidades de até 50 mil habitantes, distantes até 50 km do backbone (rede principal) da Telebrás ou tenham compromisso firmado com operadora privada para conexão à internet.

Os municípios também podem se inscrever de forma associada com outras cidades dentro do mesmo perfil, a fim de aproveitar de forma compartilhada a infraestrutura. A última seleção do Projeto Cidades Digitais, aberta em 2017, contemplou 80 municípios.

Abaixo, o pronunciamento do vereador

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.