Vereador Rogério do Açougue tem Lei sua autoria sancionada.

Foi sancionada pelo executivo municipal a Lei nº 6.203 de autoria do vereador Rogério do Açougue que institui o “Dia Municipal de Conscientização da Cardiopatia Congênita”, no Município da Estância Turística de Ribeirão Pires.

Segundo o texto legal “o Dia Municipal de Conscientização da Cardiopatia Congênita, no Município da Estância Turística de Ribeirão Pires a ser comemorado anualmente no dia 12 de junho”.

Com a promulgação a data comemorativa instituída por esta Lei constará do calendário oficial de eventos do município.

A data, criada em 2010 pela lei municipal 15.347, foi instituída com o objetivo informar a população sobre a importância de se detectar precocemente essas doenças .

“Esse dia municipal, é justamente para lembrar que as doenças do coração em crianças recém-nascidas, e até antes do nascimento, podem ser detectadas. Descobrindo que têm esse problema, as crianças podem receber o tratamento adequado e ter uma vida longa, relativamente normal”, comentou o parlamentar Rogério.

O que é Cardiopatia Congênita?

A doença cardíaca congênita (cardiopatia congênita) é uma alteração na estrutura do seu coração presente antes mesmo do nascimento. É um termo genérico utilizado para descrever alterações do coração e dos grandes vasos, presentes ao nascimento. Essas alterações ocorrem enquanto o feto está se desenvolvendo no útero e pode afetar cerca de 1 em cada 100 crianças, segundo dados da American Heart Association. É a alteração congênita mais comum e uma das principais causas de óbito relacionados a mal formações congênitas.

Em boa parte dos casos, as crianças recebem alta sem que se perceba a doença. Alguns dias depois essas crianças têm um quadro de cianose muito grave, um arroxeamento completo do corpo, ou um quadro de choque e até mesmo de parada cardíaca, afirma o médico.

Quando os sintomas estão presentes, os mais comuns são extremidades do corpo roxas, transpiração excessiva e cansaço durante as mamadas, respiração acelerada enquanto descansa, pouco apetite associado a baixo ganho de peso e irritação frequente.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, todo anos nascem no Brasil aproximadamente 23 mil crianças com problemas cardíacos a cada 100 bebês nascidos vivos, um é cardiopata.

Deixe uma resposta