Vereadora Cléo Meira comemora vinda da carreta Mulheres de Peito para Ribeirão Pires.

 A cidade de Ribeirão Pires recebe durante todo o mês de junho a carreta do programa Mulheres de Peito, que auxiliará as mulheres no acesso aos exames de mamografia do Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço será realizado ao lado da loja Di Gaspi e fará os atendimentos de segunda a sexta-feira, das 9hs às 17hs e aos sábados das 9hs às 12h.

A vinda do programa foi resultado de uma iniciativa da vereadora Cléo Meira (PTN), que esteve em reunião com o secretário Estadual de Saúde, Davi Uip e com o governador Geraldo Alckmin solicitando a inclusão da cidade na agenda do programa itinerante.

Cléo afirmou que “está muito feliz por poder colaborar na realização de um exame tão importante como o de detecção precoce do câncer de mama e espero que tenha grande participação das mulheres, inclusive na divulgação entre as amigas, vizinhas e familiares“.

_DSC9368

O programa “Mulheres de Peito”, do Governo do Estado lançado em 26 de dezembro de 2013, atende mulheres acima de 35 anos, mas visa incentivar principalmente as mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos a realizarem exames preventivos de mamografia. O objetivo é promover um rastreamento contínuo da doença, visando à detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade não há necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Exige se a apresentação do documento de Registro Geral (RG) e do cartão SUS. Pacientes entre 35 e 49 anos também podem fazer, desde que tenham em mãos um pedido médico, o RG e cartão SUS e pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.

Não foi fácil trazer a carreta para a cidade, dessa vez ela nem viria. Essa carreta é uma sonho porque na cidade não tem mamógrafo então as mulheres daqui estão obrigadas a se deslocar para uma outra cidade para realizarem os exames”, disse a vereadora Cléo Meira.

O equipamento faz a mamografia e o resultado fica pronto em dois dias. Se houver alguma suspeita, faz se a ultrassonografia na própria carreta.

Em caso de necessidade, também serão realizados exames como biópsia e exame de tecido (histológico). Caso seja diagnosticado câncer, a mulher é encaminhada para tratamento.

“As mulheres desempenham papel importante na sociedade, muitas das vezes sendo a responsável por cuidar da casa, cuidar da família e dos filhos. Muito antes de eu ser eleita vereadora já tenho essa preocupação com a saúde da mulher As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista”, concluiu a vereadora Cléo Mera.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply