Vereadores do ABC traçam estratégias para discutir Políticas Públicas em âmbito regional.

Os vereadores Akira Auriani (PSB), de Rio Grande da Serra e Amaury Dias (PV) de Ribeirão Pires se encontraram na última segunda-feira (29) com a pauta: “Políticas Públicas Regional”.

Conforme explicou Akira, “essa nossa conversa de hoje é uma extensão de um diálogo que iniciamos ao final de 2017. A ideia é que se crie um grupo de sete vereadores das sete cidades para desenvolver ações regionais solicitando através do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC que hoje é a sede dos prefeitos” disse o edil de Rio Grande da Serra.

Segundo ainda Akira, “Nós vereadores além de acompanharmos as contas de nossos respectivos municípios, também acompanhamos as constas do Consórcio. Creio que tenhamos também autonomia para poder propor e desenvolver esse trabalho e de estar mais próximos para orientar e solicitar ações regionais não somente aos prefeitos como também aos governos do Estado e Federal. Quem sabe desenvolver ações de mobilização, articulação e campanhas comuns na região do ABC”.

Além do vereador Amaury Dias por Ribeirão Pires, o vereador Akira ressalta que no mesmo espírito dessa conversa, o diálogo está avançado com outros nomes para compor este grupo. “Em Mauá temos o vereador Fernando Rubinelli (PDT), conversamos com o Raphael Demarchi (PRB) de São Bernardo do Campo e com Pedrinho Botaro (PSDB) da cidade de Santo André. Estamos articulando com bons nomes das cidades participantes do Consórcio”, concluiu.

Já o vereador Amaury Dias rememorou uma importante iniciativa realizada por seu Gabriel Maranhão, atual prefeito de Rio Grande da Serra que presidiu o Consócio no ano de 2015.

“O prefeito Gabriel, em atitude revolucionaria, durante a sua gestão aprovou a participação de vereadores no conselho consultivo do Consórcio do ABC. Naquela gestão foram destinadas 5 cadeiras para os vereadores da região ocuparem”, lembrou o parlamentar Ribeirãopirense.

Segundo ainda o edil, “a retomada desta ideia pode em muito favorecer o ABC”.

Na ocasião em que presidiu o Consórcio Intermunicipal (2015), o atual prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), avaliou a participação de vereadores no seio do órgão como positiva uma vez que fortalece a tomada de decisões e ações na região.

“A cota para os parlamentares fortalece a sinergia do poder executivo representado pelo Consórcio, junto aos legislativos municipais. Nós, prefeitos, vemos a participação dos vereadores no conselho consultivo como uma forma de ter maior agilidade na aprovação dos projetos nas Câmaras”, pontuou na ocasião.

Deixe uma resposta